Foto da Rosane e da Bia com diversas bolsas de teido estampadas.
Empreendedorismo Criativo Eventos

Ateliê Das Pimentas: costura criativa em família

Rosane Pimenta, 53 anos, é a artesã responsável pelo Ateliê Das Pimentas. Mas quem vê seus produtos tão bonitos e bem costurados não imagina que há um ano, ela mal sabia passar uma linha na agulha, como ela mesma afirma.

Após 34 anos de trabalho como bancária na mesma empresa, me vi aposentada. Pela primeira vez em casa, ocupada com os afazeres domésticos. Decidi, então, me matricular em um curso de patchwork. Encontrei, nesse momento, uma distração para mim, junto com outras mulheres que estavam se desafiando a novos conhecimentos mesmo estando com seus cabelos grisalhos“, explica.

Para frequentar as aulas de patchwork, Rosane pediu que a filha caçula, Amanda, de 21 anos, a ajudasse a fazer uma bolsa para levar os materiais de costura. O trabalho ficou perfeito!

Foi vendo minha filha seguindo aulas no YouTube e desenvolvendo com facilidade uma bolsa linda, me fez acreditar que podíamos costurar juntas e isso nos inspirou a criar o Ateliê Das Pimentas”.

O novo negócio chegou em boa hora. Aposentada, Rosane precisava complementar a renda para custear as despesas para manter o plano de saúde, o suporte e as terapias da filha mais velha, Beatriz, de 28 anos, que tem síndrome de down/T21.

Foto com a Rosane, Bia, Amanda e o Eduardo na comemoração de um aniversário. Ao fundo um painel de festa colorido e brilhante.

Família Pimenta

Toda a família tem um importante papel dentro da pequena empresa de costura criativa.

“Eduardo, meu marido e parceiro nessa união de quase 37 anos, é um paizão, meu braço direito e esquerdo, apoiador de todos momentos, motorista da família e ajudante das entregas”, explica.

Já a Amanda, segundo a mamãe coruja, é uma jovem de lindo coração, estudante de curso de Obstetrícia e que além da costura também faz crochê e Amigurumi, que é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. “Ela é a parte criativa do nosso ateliê e este trabalho me permitiu passar mais tempo com ela, que tanto me apoiou em diversos momentos da nossa vida”

Beatriz, que tem 28 anos e é auxiliar de farmácia contribui criando as embalagens das peças, ajuda na combinações de tecidos e modelos de bolsas e participa das feiras e eventos em que a Das Pimentas participa, atuando na venda e atendimento aos clientes.

Bia, mulher de pele branca, cabelos castanhos cumpridos, está de lado com uma bolsa em seu braço. Ela está sentada em um stand montado a céu aberto. Na mesa diversos produtos da sua marca. Na lateral Uma parede plástica com diversas bolsas penduradas. Ao fundo, diversos carros estão na avenida passando embaixo da ponte onde estão expondo.

Bia, da Das Pimentas

Ela é uma jovem determinada a ser feliz, sonhadora, cheia de iniciativa para vários projetos ao mesmo tempo, faz teatro, trabalhos de moda e é auxiliar de Farmácia há quase 05 anos. Nem tudo foi fácil, muitos momentos de dúvidas pelo caminho de sua infância, muita terapia, perrengues nas escolas, inclusão de verdade dá muito trabalho e precisa de muita persistência, mas nunca desistimos pelo caminho e sempre buscamos apoio para que Beatriz tivesse seu desenvolvimento e superação”

A Das Pimentas é uma das 20 marcas selecionadas para a feira de economia criativa que acontece no Divecon, dia 19 de outubro.

No Divecon levaremos peças feitas com muito amor, entre elas sacochilas, ecobags, necessaires, bolsas de praia, cangas, bolsas de mão, bolsas térmicas e Amigurumis, assim seguimos explorando a magia das linhas e agulhas, costurando com Amor em cada ponto, transformando tecidos em Arte para você ou para presentear sua pessoa favorita”

SERVIÇO 

DIVECON

Data: 19/10/24 (sábado)

Horário: das 11h às 20h

Local: Escola de Artes César Antônio Salvi 

Rua: Ten. Avelar Píres de Azevedo, 360 – Centro, Osasco/SP

Entrada gratuita e livre / Local com acessibilidade / Intérpretes de LIBRAS e monitores especializados em atendimento a PcDs e Raros.

O Festival é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal, Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Osasco. E a produção está sob responsabilidade da Tudo Sobre Inclusão Consultoria, dirigida por Cristiane Mayworm, mãe atípica, consultora e produtora cultural; Renata Poskus Eventos e Comunicação e Vilma Queiroz Produções Culturais. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *