Grace Santos, 44 anos, fundadora da marca de moda inclusiva Encantiê Concept, é uma voz ativa na inclusão de corpos com deficiência na moda desde 2017. Sua motivação surgiu ao observar a falta de representatividade de determinados grupos em seu ambiente de trabalho e em outros lugares que frequentava. Essa ausência a inspirou a criar uma marca que desse espaço e voz a esses corpos, enfrentando desafios desde o início, como a falta de conhecimento em costura e design, até a construção de confiança com pessoas com deficiência.
Em 2022, Grace enfrentou um novo obstáculo ao ser diagnosticada com Artrite Reumatoide, uma doença autoimune. Um ano depois, veio o diagnóstico de Síndrome Anti-Sintetase, uma doença rara e sem cura. Esses momentos a forçaram a pausar suas atividades, já que sua mobilidade foi fortemente impactada. “Receber o diagnóstico de uma doença rara não é fácil, por vezes me pego pensando apenas na minha jornada”, confessa. Para lidar com essa realidade, ela buscou ajuda psicológica, o que a permitiu olhar além de sua própria história. “Eu procuro viver uma vida em que meu diagnóstico não seja a minha sentença.”
Apesar das dificuldades, Grace encontrou forças para voltar ao trabalho, agora em um ritmo mais adaptado, graças ao tratamento e às parcerias que construiu ao longo dos anos. Um dos momentos mais marcantes dessa nova fase foi o convite para participar da DivEcon, a primeira feira criativa que, além de incluir, dá lugar à fala de pessoas com deficiência e doenças raras no papel de empreendedores. “Quando recebi o convite, não pensei duas vezes. Estamos vivendo cada vez mais o pertencimento de corpos plurais, e com isso criamos oportunidades reais de nos profissionalizarmos para empreender.” cita Grace com entusiasmo.
Grace acredita que a moda inclusiva tem o poder de elevar a autoestima de pessoas com deficiência, oferecendo visibilidade e valorizando seus talentos. “Quando mostro um corpo com deficiência, o mundo descobre que também há pessoas com deficiência por trás da produção”, explica. Para ela, marcas como a Encantiê desempenham um papel crucial no desenvolvimento de talentos e na construção de um futuro mais inclusivo. “Eu faço o que posso com o que tenho, mas faço”, conclui.
A empreendedora Grace Santos fará uma palestra: Economia Criativa, “Empreendorismo Feminino” no Divecon das 11H às 12H30 e vai expor suas criações exclusivas de roupas adaptadas para todos os corpos plurais e outras acessibilidades nas peças durante a feira. Não perca!
Já pensou em ter seu próprio negócio? Então, participe da palestra e venha na feira que vai acontecer das 11h às 20h, para trocas e um networking importante para a sua trajetória pessoal e empresarial com esses empreendedores incríveis e suas conquistas.
SERVIÇO
DIVECON
Data: 19/10/24 (sábado)
Horário: das 11h às 20h
Local: Escola de Artes César Antônio Salvi
Rua: Ten. Avelar Píres de Azevedo, 360 – Centro, Osasco/SP
Entrada gratuita e livre / Local com acessibilidade / Intérpretes de LIBRAS e monitores especializados em atendimento a PcDs e Raros.
O Festival é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal, Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Osasco. E a produção está sob responsabilidade da Tudo Sobre Inclusão Consultoria, dirigida por Cristiane Mayworm, mãe atípica, consultora e produtora cultural; Renata Poskus Eventos e Comunicação e Vilma Queiroz Produções Culturais.