Elen está sentada e ao seu lado estão 13 crianças mostrando um saco com acessórios dentro. Ao fundo uma casinha colorida de brincar.
Empreendedorismo Criativo Eventos

Propósito da Elen vira Projeto de Sucesso com miçangas

Elen Souto faz do artesanato de miçangas um projeto solidário com oficinas para crianças carentes, com deficiência e adultos que é um sucesso.

Elen Rocha Souto, mulher criativa com deficiência e “rara”, tem 20 anos, nasceu e cresceu em São Paulo no extremo sul. Seu propósito é poder fazer a diferença oferecendo o que eu sabe fazer com as miçangas, por isso além da sua lojinha, ela também criou um projeto solidário que atua com oficinas solidárias para crianças carentes, com deficiência, adulto e etc.. Tem uma doença autoimune chamada líquen plano. “No caso não é raro achar alguém com algum tipo de líquen, mas ter vários tipos que nem eu e principalmente é raro, nunca conheci alguém com o mesmo líquen plano raro, até mesmo nas consultas e outros lugares ninguém conhece alguém com a mesma gravidade que o meu, delclara Elen na entrevista.

Como é única, ela decidiu fazer a diferença pois sempre se sentiu excluída nos lugares só por ter essa condição e a deficiência, por causa de lesões uceradas, foi parando de andar pois não aguentava as dores pois eram muito forte, mas hoje em dia consigue andar dentro de casa mas a maioria do tempo principalmente fora de casa, ela utiliza uma cadeira de rodas.

Elen está sentada numa mesa com toalha rosa expondo suas pulseiras e criações diversas com miçangas. Em volta diversas pessoas no espaço.

Ela começou sua lojinha a alguns anos e apesar de quando pequena fazer bastante acessórios eu acabei perdendo o costume e de repente, “um dia minha psicóloga me propôs a fazer na sessão e descobri que adorava então depois de um tempinho eu decidi abrir a minha lojinha”, nos conta Elen emocionada.

Elen está sentada e ao seu lado estão 13 crianças mostrando um saco com acessórios dentro. Ao fundo uma casinha colorida de brincar.

Elen dita ainda que “Sou meio fora do padrão desde gosto musicais até filmes séries e motivação, até às pequenas coisas para mim tem um grande significado as vezes chego a ser intensa demais então eu fui aprendendo a viver sozinha, mas foi através de toda essa dor, preconceito e etc que sou o que sou hoje e é isso que me motiva a ajudar as outras pessoas e também aprendi a me amar e viver na solitude.

Já o projeto nasceu em 2022 pois vinha enfrentando uma depressão profunda e sentia que muitos não a ajudavam e se eles a ajudasse mais a respeitar as diferenças, ela estaria melhor, então ela decidiu ser essa pessoa para os outros. Elen nos disse: “Só trabalho com miçangas eu decidi fazer de uma forma que os dois se encaixavam, tanto que faço ações solidárias e 10% do dinheiro ganho na lojinha eu direciono para o projeto”.

Cordão para Suporte com miçangas coloridas e o nome Diana.
Cinco pulseiras feitas com miçangas coloridas em cima de um pano peludo branco.

O nome do projeto é Solidário é Psiquê que significa borboleta em grego uma das suas inspirações foi um dos seus melhores amigos que tinha uma doença rara chamada: Epidermolise Bolhosa. Elen afirma que, “pretendo levar para o Divecon meus acessórios e também um pouco do meu projeto, acho que apesar de tudo estou sentindo que vou aprender mais com a Divecon com outras pessoas do que irei levar”.

Seus trabalhos e criação com miçangas estarão em na feira de economia criativa para todos conhecerem e prestigiarem. Ela vai expor no dia 19 de outrubro no Divecon, não perca!

SERVIÇO

DIVECON

Data: 19/10/24 (sábado)

Horário: das 11h às 20h

Local: Escola de Artes César Antônio Salvi

Rua: Ten. Avelar Píres de Azevedo, 360 – Centro, Osasco/SP

Entrada gratuita e livre / Local com acessibilidade / Intérpretes de LIBRAS e monitores especializados em atendimento a PcDs e Raros.

O Festival é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal, Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Osasco. E a produção está sob responsabilidade da Tudo Sobre Inclusão Consultoria, dirigida por Cristiane Mayworm, mãe atípica, consultora e produtora cultural; Renata Poskus Eventos e Comunicação e Vilma Queiroz Produções Culturais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *